sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Entre 1994 e 2004 trabalhei como jornalista, em Portugal colaborando em jornais e revistas como Independente, Grande Reportagem, Colóquio-Letras, Camões e Expresso. Foram exatamente dez anos escrevendo reportagens, crítica literária, entrevistas, entre muitos outros trabalhos e dossiês que organizei.
Após regressar ao Brasil, em 2006, fiz uma seleção dos textos que publiquei e pude notar que os trabalhos abrangiam, sobretudo, as edições de poesia publicadas em Portugal. Selecionei os respectivos textos por ordem de nacionalidade dos poetas. Como não poderia ser diferente, a maior parte do que escrevi refere-se à poesia de língua portuguesa. Mas há ainda textos sobre poesia alemã, francesa, espanhola, inglesa e norte-americana.
Resolvi publicar neste blog alguns destes trabalhos, para que pelo menos sobrevivam virtualmente.
Jorge Henrique Bastos





NAS ENTRANHAS DO POEMA :





Far-se-ia um resumo sucinto das linhas seguidas pela poesia brasileira durante o século XX, situando num pólo aqueles que perfilharam o legado da poesia Concretista; no outro, os que assumiram a independência estilística orientados em grande parte pelas lições de Carlos Drummond de Andrade ou João Cabral de Melo Neto. Contudo, arriscaria acrescentar o nome de Ferreira Gullar no último grupo. A obra deste poeta chega a Portugal no momento em que é unanimemente reconhecido como o representante derradeiro das gerações surgidas a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.

Ferreira Gullar nasceu em 10 de Setembro de 1930, em São Luís do Maranhão. Aos vinte anos mudou-se para o Rio de Janeiro onde colaborou em diversas publicações. Participou na génese do movimento Concretista, mas cindiu com o grupo - Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari -, fundando o Neo-Concretismo, em 1959. Na década de 60 assumiu um posicionamento crítico e ideológico levando-o a aproximar-se da cultura popular. Dedicou-se à crítica de arte e escreveu para teatro em parceria com Oduvaldo Viana Filho e Dias Gomes. O exílio sobreveio em 1971 e o regresso ao Brasil ocorreu no início dos anos 80.

Se concordarmos com Rosseau no «Ensaio sobre a Origem das Línguas»2, a propósito de a metáfora ter sido a primeira expressão usada pelo homem ao dominar a linguagem, poderíamos supô-la como o vestígio linguístico mais remoto do ser humano. Dir-se-ia que é o instrumento que regista e retrata a sua condição animal, a sua memória selvagem. Se a poesia abrange esta tendência, temos em Ferreira Gullar um exemplo análogo.

O poeta procurou contrastar as inúmeras experiências estilísticas que praticou, sem perder o ponto cardeal em busca da sua voz. É nas entranhas do poema como vida e da vida como poema - cujo ponto máximo é precisamente «Poema Sujo» - que Gullar lança a sua rede, pescando assim a sua singularidade, condição vital de todo genuíno poeta que não se contenta com a simples reprodução do real, pelo contrário, quer siderar a linguagem, implodir todo o seu território:

Chão verbal

campos de sóis pulverizados.

As asas da vida aqui se desfazem

e mais puras regressam

(…)

Eu te violento, chão da vida,

garganta de meu dia.

Em tua áspera luz

governo o meu canto.3

Do pendor experimental de “Roçzeiral” ao deslocamento verbal, da prática concretista à assunção das tradições populares - os cordéis “Quem matou Aparecida” ou “João Boa-Morte” - o autor procurou manter uma estrutura poética embebida do ludismo contínuo. Mas é com «Poema Sujo», escrito no exílio em Buenos Aires, que acaba por condensar vida e literatura num poema dilacerante e vertiginoso.

Como o pintor italiano Giorgio Morandi - de quem é admirador -, a experiência do tempo em Gullar é uma preocupação recuperada constantemente, daí as naturezas-mortas delineadas em muitos poemas, as reflexões sobre a vida e a morte, a evocação dos amigos desaparecidos, a consciência do envelhecimento, o distanciamento da juventude mantida viva no fulgor do desejo redescoberto que atravessa o último livro, «Muitas Vozes»:

Se for março

quando o verão esmerila a grossa luz

nas montanhas do Rio

teu coração estará funcionando normalmente

entre tantas outras coisas que pulsam na manhã

ainda que possam de repente enguiçar.

(…)

Mas que pode a morte em face do céu azul?

do escândalo do verão? 4

Atreito às fragmentações vocabulares que suspendem os versos e intensificam o discurso lírico, o poeta parece catar as palavras com uma atenção redobrada para as inseminar com um sentido renovado:

A ferrugem abre suas flores,

é uma sinistra botânica;

e as abelhas vêm,

filhas do ar frio.

Certos pássaros descem

neste campo de armas

que os heróis espiam.

Quem aproveita

O arroz daquele aço?5

O aspecto fragmentário não é mero exercício, mas a tentativa de assimilar a força das palavras, a sua vibração interior:

Poderia escrever na pedra

meu nome

gullar

mas eu não sou uma data nem

uma trave no quadrante solar

Eu escrevo

facho

nos lábios da poeira

lepra

vertigem

cona

qualquer palavra que disfarça

e mostra o corpo esmerilado do tempo

câncer

vento

laranjal 6

Abolidas as experiências, é admirável encontrar o poeta que adquiriu a sageza depois de explorar vários timbres. Gullar deparou-se com uma tensão poética perceptiva, um discurso que revela o corpo segundo uma eroticidade iluminada:

emergias da treva

as coxas o ventre

os seios

eram luas encantadas

e do centro

do teu corpo

a macia estrela negra

me chamava

para dentro de si7

As imagens que cria beiram a sensualidade explícita:

sua história de homens e de bichos

de plantas e de larvas,

de lesmas e de levas

de formigas e outros minúsculos seres

transitando nos talos, nos pistilos, nos grelos que se abrem

como clitóris na floresta.

São sorrisos, são ânus, caramelos,

são carícias de línguas e de lábios 8

O poeta entrega-se à sua condição de amante e redescobre a juventude do prazer:

Hipnotiza-te

com teu guizo

envolve-te

em seus anéis

corredios

beija-te

a boca em flor

e por baixo

com seu esporão

te fende te fode

e se fundem

no gozo 9

Vinicius de Moraes sustentou uma vez que Ferreira Gullar era “o último grande poeta brasileiro”. O tempo só ajudou a confirmar esta premissa.

**

Embora a sua obra tenha sido atraída a diversos campos de expressividade, o poeta infundiu um tom característico, com a lírica coloquial a inquirir o mundo, o tempo e a morte. A partir de «A Luta Corporal»10, o poeta pratica um experimentalismo que atinge a radicalidade no poema “Roçzeiral”, quando a sintaxe é varrida pela desintegração do discurso, e em simultâneo deixa a sua poesia contaminar-se por uma percepção da realidade repleta de apelos subversivos, que o crítico Tristão de Athayde sintetizou com precisão:”O lirismo trágico e subversivo de Ferreira Gullar é um pequeno mundo dos problemas candentes”11.

De facto, a sua poesia deve muito à lição modernista, aquela que reúne Drummond, Bandeira e Murilo Mendes. O poeta parte à procura de uma estilística própria, afirmando aos poucos a sua singularidade:

”Eis porque te destruo, língua,

e deixo minha fala secar comigo”12

O verso fragmenta-se gradualmente na página, anunciando o voo dos poemas concretos e neo-concretos. Ao interpolar na sua poesia tais experiências, o poeta manteve-se atento às mudanças ocorridas na estética literária brasileira daquele momento, sem abandonar a vertente ideológica que irá dominar a sua poesia durante os anos 60 e 70.

Este período caracterizou-se pela polémica com o grupo Concretista de São Paulo e a subsequente divergência. Mas demonstrara quais os recursos que operava, que se manifestam nas imagens envolvidas por uma vertigem solar intensa ou no uso de verbos recorrentes que adensam a temporalidade poética reflexiva.

O período de maior intromissão ideológica dá-se com a série de romances de cordel, mas é no livro «Dentro da Noite Veloz» que a sua poesia acaba por confluir na época de recrudescimento político despertado pelo golpe militar de 64:

“Introduzo na poesia

a palavra diarreia.

Não pela palavra fria

mas pelo que ela semeia.

(…)

É como uma bomba D

que explode dentro do homem

quando dispara, lenta,

a espoleta da fome.” 13

Creio que neste ponto a poesia de Ferreira Gullar chegou a um impasse. Se antes fora impelido a optar pelo discurso vanguardista, agora o poeta terá que escolher uma estilística capaz de representar a urgência de mudança num país socialmente injusto. Resultou deste período o «Poema Sujo», e o poeta arrebatou um lugar merecido na história da poesia brasileira.

1- Obra Poética de Ferreira Gullar, Quasi Edições, 2003, publicado no jornal Expresso.

2 Ensaio sobre a Origem das Línguas, editorial Estampa, 2ª ed., 2000

3 Op. Cit. pg. 72

4- idem, pg. 504

5- ibidem, pg. 75

6- ibidem, pg. 116

7- ibidem, pg. 500

8- ibidem, pg. 505

9- ibidem, pg. 502

10- ibidem, pg 29

11- Toda Poesia, Rio de Janeiro, 1987, José Olímpio

12 - Op. Cit., pg.86

13 - idem, pg. 182

Um comentário:

Viriato Teles disse...

Ora bem! Reler as tuas «prosas portuguesas» será com certeza um prazer, de que irei dando conta sempre que (e se) for necessário. Dá-lhes com força. Um abraço e até já.